Bounce Rate

Aqui está uma visão geral e rápida do que é exatamente o bounce rate de um site, além de algumas dicas que podem ajudar a corrigi-lo. Confira!
Bounce Rate

O famoso bounce rate é uma métrica de análise, utilizada em marketing digital, que representa a taxa de rejeição de um site. Isso pode parecer um pouco confuso, caso você esteja ouvindo pela primeira vez. Por sorte, você não está sozinho. Muitas empresas fazem essas perguntas e talvez não tenham encontrado uma resposta sólida ainda. Estamos aqui para lançar alguma luz sobre o bounce rate. Reunimos uma visão geral rápida do que constitui uma taxa de rejeição - e o que não – além de algumas dicas que podem ajudar a corrigi-lo.

O que é exatamente o Bounce Rate?


Para responder o que talvez seja a mais importante dessas questões: Não, a taxa de rejeição do seu site não é a mesma coisa que a taxa de rejeição de sua newsletter, por exemplo. A taxa de rejeição do seu site é a porcentagem de pessoas que chegaram em uma página em seu site e, em seguida, saíram de lá sem nenhuma outra interação com ele, ou seja, a pessoa não clicou em nada mais.

Tenha em mente que o "bounce rate” é diferente de “exite rate”. As taxas de rejeição apenas medem as visitas "one-and-done" - ou seja aquelas em que as pessoas chegam e saem do seu site sem navegar em nada.

Já o exit rate (taxa de saída), por outro lado, é uma métrica um pouco mais complicada, que inclui a porcentagem de pessoas que deixam seu site de uma determinada página - mas não foi, necessariamente, a única página que visitou em seu site. A página da qual eles saíram pode ser a última em uma longa sequência de visitas a outras páginas. É por isso que a taxa de saída (exit rate) nem sempre é tão preocupante quanto as taxas de rejeição (bounce rate).

Comparando Taxas de rejeição e Taxas de Saída


Digamos que você estava comparando o bounce rate e o exite rate de uma página de agradecimento. Uma alta taxa de rejeição (bounce rate) naquela página seria um pouco alarmante, porque isso significa que as pessoas estão apenas visualizando essa página isoladamente e depois clicando. Pior ainda, eles não preencheram um formulário para chegar a ele, o que significa que você está perdendo os ledes e possíveis conversões..

Mas uma alta taxa de saída (exit rate), por outro lado, não seria motivo de preocupação. Isso significaria que esta página era a última em uma cadeia de visitas - as pessoas que saíam daquela página provavelmente chegaram da página de destino anterior, baixaram a oferta na página de agradecimento e deixaram para fazer uso do conteúdo que eles fizeram o download.

Tenha em mente que esse cenário é hipotético, pode variar com base em outras métricas de página - mas serve como uma ilustração simples da diferença entre as taxas de retorno e saída.

Como reduzir o bounce rate de uma página?


Agora você sabe o que é uma taxa de rejeição. Mas o que você pode fazer sobre isso? Bem, em geral, altas taxas de rejeição podem indicar que a página apresenta um conteúdo irrelevante ou se mostra confusa para os visitantes do site. Mas não vá direto para ações drásticas, como excluir uma página ou realizar um redesign imediatamente. Existem algumas etapas importantes que você precisa tomar antes de descobrir quais ações tomar, para isso, é mais eficiente procurar ajuda de especialistas em marketing digital.

Lembre-se: as taxas de bounce rate realmente só lhe dizem que alguém esteve em uma página da web e a deixou sem visitar qualquer outra página em seu site. Mas não lhe diz como foi a interação com a página em questão. É por isso que é importante tomar "medidas práticas" para examinar outras métricas e peças de sua presença na web para ver o que pode estar por trás das taxas de rejeição. Que indica que um site não está sendo muito atraente para seus visitantes.

Bounce Rate

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