Blog

Criar um blog com a função de complementar o conteúdo de um site é uma prática muito utilizada em SEO para atrair mais resultados orgânicos em determinada página.
Bounce Rate

Criar um blog com a função de complementar o conteúdo de um site é uma prática muito utilizada em SEO para atrair mais resultados orgânicos em determinada página. Dessa maneira, é possível posicionar cada vez melhor a URL nos buscadores por meio das palavras-chave.

Diferente dos sites em que a publicação costuma ser mais direta e objetiva, nos blogs as postagens, geralmente, são menores e possuem um caráter mais explicativo. Os famosos “posts”, muitas vezes, ficam responsáveis por induzir o leitor a acessar os sites em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Geralmente, os conteúdos publicados em blogs fazem uso de fotos, vídeos, infográficos e demais recursos audiovisuais para não ficarem cansativos aos olhos do leitor. No entanto, todo material divulgado nas páginas precisa estar de acordo com os assuntos relacionados ao site da empresa.

Como montar um blog?


Montar um blog com estratégias de SEO pode ser mais fácil do que se imagina! Para isso, é só seguir algumas recomendações básicas para você entender o perfil do seu leitor e, a partir daí, traçar conteúdos de seu interesse.

O primeiro passo é selecionar qual público você pretende atingir. Nesse item, pode-se traçar informações relacionadas a gênero, idade, profissão e estilo de vida. Por exemplo: pessoa do sexo masculino, entre 20 e 30 anos, recém-formado e que deseja morar próximo ao metrô.

Definido o público-alvo, escolha qual é a melhor plataforma de hospedagem de blogs. Hoje em dia, o servidor mais usado é o WordPress, com inúmeros recursos e plugins avaliatórios de posts já sob os critérios de SEO. Além disso, nele, é possível definir a meta description, o title e demais recursos responsáveis por fazer um bom posicionamento do conteúdo no Google.

Após isso, é preciso selecionar qual é o tema a ser aplicado no blog. O recomendado, nesse caso, é adotar templates básicos e simples com o objetivo de deixar a página menos carregada e os conteúdos mais fáceis de serem lidos.

Por fim, é preciso decidir qual será o tema dos posts a serem publicados. Um blog voltado para o setor de imóveis, por exemplo, precisa ter todos os conteúdos voltados para o mercado imobiliário, como dicas de financiamento e tipos de apartamentos existentes.

Tipos de blogs


Existem diversos tipos de blogs com características distintas e formatos de conteúdos variados. Enquanto alguns possuem caráter explicativo, com o intuito de solucionar dúvidas e esclarecer alguns fatos; outros são voltados para estratégias de marketing digital. Conheça um pouco mais sobre cada modelo:

  • curadoria: com temas e assuntos variados, os blogs de curadoria geralmente postam conteúdos a cada dois dias. Seu público-alvo são pessoas em busca de conteúdos interessantes que podem ser lidos de forma rápida e objetiva;
  • ensino: com uma pegada de tutorial, esses blogs possuem conteúdos de caráter explicativo para sanar dúvidas do leitor sobre determinado tema ou assunto. Geralmente, cada post possui mais de mil palavras;
  • nicho: com foco em um único tema, o blog de nicho apresenta conteúdos muitas vezes com intuitos publicitários. Seus conteúdos possuem, aproximadamente, entre 500 e 1000 palavras e podem ser publicados diariamente;
  • jornada: esse tipo de blog procura relatar experiências do autor sobre determinado assunto e que podem ser aproveitados pelo leitor. Um dos modelos mais comuns de jornada é o famoso “antes” e “depois”, sempre mantendo o máximo de imparcialidade possível,
  • e-book: de extrema utilidade, o e-book pode ter postagens com diversos tamanhos, mas com foco em apenas um conteúdo específico. Dependendo do caso, é possível até criar o post em formato PDF para ser salvo posteriormente pelo consumidor.

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO